Lutar contra a extrema-direita mas sendo honesto intelectualmente

Guilherme Prado

O IOF era sobre taxar ricos? Não, não era.

Mesmo se fosse, taxar o IOF ia do ponto de vista da classe trabalhadora salvar ou expandir direitos? Não, não ia, o arcabouço encomenda o fim dos pisos e o epitáfio da Constituição.

Para que servia a taxação do IOF ? Somente para salvar a máquina pública uma vez que saúde e educação estão esmagando os outros gastos. Era ganhar tempo e escapar dos contigenciamentos bimestrais. Em si essa taxação era pra salvar algo que deve ser destruido: o arcabouço – a real razão por trás do colapso da máquina pública.

É o Congresso que está cortando direitos? Sim, mas junto do goveno pois isso estava dado quando a política econômica escolhida foi o arcabouço, não houve luta para outro regime, essa proposta é diretamente de Haddad.

Quem produz a maior onda de privatizações da história do Brasil? O Arcabouço.

Qual é o maior problema do Brasil no momento? É a extrema-direita, mas é também a desonestidade intelectual e a falta de compromisso histórico com os princípios de esquerda.


Guilherme Prado

Coordenador da Rede Livres, pesquisador e doutorando em Economia Política Mundial (UFABC) e militante Ecossocialista do Fortalecer o PSOL



Deixe um comentário

Leia mais:

Descubra mais sobre Geração 68

Inscreva-se agora mesmo para continuar lendo e receber atualizações.

Continue lendo