5 Pontos Críticos Sobre a Venezuela

Liszt Vieira

1 – Maduro foi sequestrado e levado a Nova Yorque. Tudo indica que o Governo dos EUA vai negociar com a vice-presidente. Se Maduro era ilegítimo porque fraudou a eleição, a vice-presidente de Maduro seria legítima?

Que ninguém espere coerência de Trump. Esse início de negociação, se confirmado, indica que não haverá ocupação militar territorial. Ou seja, os EUA não vão enviar tropas para invadir a Venezuela. Isso seria um desgaste enorme, com mortes de soldados americanos e grande perda de apoio popular para Trump.

2 – O governo da Venezuela se aproximou da Rússia e China e, depois do sequestro de Maduro, o governo continua o mesmo, todos estão no mesmo lugar. Trump quer negociar acesso ao petróleo com o Governo que tem o poder, e não com a líder de oposição, Maria Corina Machado, que não tem influência no poder.

3 – A grande reserva de petróleo da Venezuela está no interior do país, na Faixa Petrolífera do Orinoco, o que dificulta muito aos EUA o controle operacional e a exploração comercial, além de facilitar ações de sabotagem por parte de uma possível resistência. Isso ajuda a explicar por que Trump não deve priorizar a ação militar direta, vai preferir ações indiretas como, por exemplo, sanções econômicas, bloqueios comerciais, punições políticas e diplomáticas etc.

Os teóricos de estratégia militar sabem que os atores mais fracos tendem a obter sucesso relativo quando conseguem deslocar o conflito para arenas nas quais a superioridade material do adversário perde eficácia

4 – O Partido Democrata não tem moral para denunciar que Trump bombardeou a Venezuela em operação de guerra, sem apoio prévio do Congresso e ignorando a Constituição e a Carta da ONU, porque o ex-presidente Obama fez o mesmo quando bombardeou a Líbia durante sete meses em 2011.

5 – Segundo alguns analistas, a Suprema Corte, embora de maioria conservadora, vai condenar Trump a vultosas indenizações por ter baixado o tarifaço sem autorização prévia do Congresso. Isso vai causar um grande prejuízo financeiro e enorme desgaste político para Trump. Não seria impossível que esta decisão, se realmente vier, possa ter impacto em alguma decisão judicial a respeito do flagrante ilegalidade do bombardeio da Venezuela e sequestro de Maduro.


Liszt Vieira

Formado em Direito, com Doutorado em Sociologia. Foi exilado nos anos 70, deputado pelo PT no RJ nos anos 80, Coordenador do Fórum Global da Conferência Rio-92. Foi Professor da PUC-Rio e Presidente do Jardim Botânico do RJ de 2003 a 2013. Atualmente é membro do Conselho da Associação Terrazul e um dos Coordenadores do Fórum 21.



Descubra mais sobre Geração 68

Inscreva-se agora mesmo para continuar lendo e receber atualizações.

Continue lendo