“Lobo solitário”? De alguma matilha ele saiu…

Amaury Monteiro Jr

Ontem, durante uma reunião de articulação do Fórum da Engenharia Nacional, alguém soltou a notícia: “acabam de jogar bombas na Praça dos 3 Poderes” em Brasília. Esse tipo de notícia nunca foi comum nesse país.

Instantaneamente procurei, no celular, por notícias nos jornalões e lá já se percebia uma narrativa construída de modo a minimizar o episódio e transformá-lo em algo isolado tramado por um bolsonarista tresloucado em ato desesperado e solitário.

O título acima, confesso que emprestei de um artigo no Facebook, do deputado Chico Alencar, e para corroborá-lo existem muitos fatos e uma total incapacidade operacional dos órgãos de segurança da Nação, ineficazes e que não justificam suas próprias existências, já que não conseguem se antecipar aos fatos. Vide 08 de janeiro de 2023. Por mais que tentem justificar o despreparo e a falta de ação desses órgãos naquele episódio, as consequências da inação quase nos levaram a destruir o nosso bem maior: a Democracia. Se não servem para prevenir ações contra o Estado de Direito, se não servem para alertar o Estado de que atos terroristas serão cometidos contra ele, se não… por que investir em estruturas caras e ineficientes?

Voltando ao caso de 13/11/2024, o fato que iria acontecer mais tarde, naquele dia, já estava relatado nas redes sociais, a pessoa que serviu de instrumento para praticar o ato terrorista contra o Estado democrático passeou a tarde toda pelo Congresso e deve ter passado pelos gabinetes de seus parceiros, deixou rastros, montou estrutura prévia nas proximidades de Brasília, …, enfim, deu sinais sólidos de que alguma ação estava sendo preparada e só não a viu os nossos órgãos de segurança institucional.

Para realizar essa ação, com tantos fatores envolvidos, custos não desprezíveis, objetivos claros incitados pelo líder maior, agora inelegível, não agiu isoladamente, por mais tresloucado que seja e pelo transito que tem em seu partido e entre lideranças da extrema direita no Congresso, sendo assim, está mais que na hora de dar um fim a esses processos infindáveis e colocar na prisão os incitadores, os financiadores, os articuladores, os operadores, os aliciadores, e todos os elos dessa cadeia golpista que trama diuturnamente contra a democracia brasileira e sonha em fazer desse país uma colônia obediente ao Império Trumpista.

Enquanto estiverem soltos estarão tramando ações para desestabilizar a nossa Democracia, preparados para cometer atos terroristas ou tentativas de golpes o que, a depender de nossos órgãos de segurança, sempre trazem riscos para o Estado Democrático brasileiro.

Não é hora de apaziguar, é hora de dar nome aos bois e responsabilizá-los, independentemente do lugar que ocupam na sociedade, se são civis ou militares, se são religiosos ou simples cidadãos mal-intencionados, jovens ou idosos, … cadeia para todos eles. A grande prioridade é defender a Democracia e os valores ainda existentes na nossa constituição de 1988.

Para apaziguar a sociedade brasileira de forma permanente é preciso enfrentar e fazer justiça contra os que tramam contra nosso povo e seus valores maiores, como a Democracia.

Cadeia para Bolsonaro e seus cumplices!

Viva o Brasil, com Democracia, soberano, com bem-estar social, mais justo e igualitário.


*Título inspirado de uma postagem do deputado Chico Alencar no Facebook, em 13/11/2024


Amaury Pinto de Castro Monteiro Jr

Engenheiro Civil, Professor Universitário, Presidente Conselho Deliberativo EngD, militante do Geração 68 Sempre na Luta



Descubra mais sobre Geração 68

Inscreva-se agora mesmo para continuar lendo e receber atualizações.

Continue lendo