Que rocha verde é essa?

Cláudio Valeriano

Que rocha verde é essa que forma o painel atrás dos chefes de estado, como Lula e Trump, que discursam essa semana no plenário da ONU em Nova York? Linda rocha verde com veios brancos…

Trata-se de um serpentinito – rocha macia extraída de uma pedreira em Chatillon, vila do vale de Aosta nos Alpes italianos.

Esta e outras rochas verdes fazem parte de um conjunto chamado ofiolito – o testemunho geológico do antigo oceano chamado Tétis, que durante o Jurássico e o Cretáceo separava a Eurásia da África, Arábia e Índia. Estes continentes acabaram se colidindo no Cenozoico, “fechando” o oceano Tétis, do qual sobrando apenas a estreita faixa de rochas ofiolíticas dispostas ao longo da linha de “sutura” na cordilheira dos Alpes.

Não sei qual o papel do grande arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, que projetou o prédio da ONU, na escolha do serpentinito para local de tanta visibilidade e simbolismo geopolítico.

Para mim, ao menos, um serpentinito faz todo sentido no plano geopoético, pois ofiolitos unem continentes que andavam separados.


Cláudio Valeriano

Geólogo, Professor Titular da Faculdade de Geologia, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)



Deixe um comentário

Leia mais:

Descubra mais sobre Geração 68

Inscreva-se agora mesmo para continuar lendo e receber atualizações.

Continue lendo